top of page

Você sabe guardar seu coração?



“Acima de tudo, guarda teu coração do que é proibido, pois dele emana a escolha para a direção a seguir na vida.” (Provérbios 4:23 – Bíblia Hebraica)

Provérbios 4:23 é um dos meus versículos preferidos de Provérbios. Todas as vezes que leio, fico intrigada, reflexiva e disposta a aprender mais sobre esse assunto. E hoje escolhi compartilhar com vocês.

Para mim, guardar o coração significa estar atenta para se proteger, se defender – se preciso for, e selecionar a qualidade das suas emoções, dos seus sentimentos, dos seus pensamentos e, consequentemente, ter ações e reações mais saudáveis e inteligentes.

Agora, qual o objetivo de guardar o coração? Eu acredito que é muito mais do que guardar um órgão, o sentido é físico, mas também muito mais emocional e espiritual. Se o coração físico para, há morte, de igual forma se dá no emocional e espiritual. Sem conexão com Deus não há vida, de verdade. Sem saúde emocional só há confusão mental e desordem emocional.

Guardar o coração é uma questão de sabedoria e vai muito além de um conceito religioso. Deus nos fez espírito, alma e corpo. Salomão está dizendo que do coração “emana a escolha para a direção a seguir na vida”. Mas, então, do que, eu e você, precisamos guardar o coração? De tudo aquilo que será prejudicial. Sentiu cheio de confusão? Fuja para guardar seu coração. Percebeu que tal situação vai virar um problemão? Fuja para guardar seu coração. E por que fugir? Porque todas as vezes que ficamos para viver a confusão e nos meter no problemão, fazemos muito mal ao coração.

Às vezes, parece que saímos vitoriosos de uma briga. Mas só parece. Nossas emoções ficam em polvorosa dentro de nós e o nível de cortisol vai lá pra cima. O resultado é que podemos aumentar, desnecessariamente o nível de estresse. E para que? Só para não perder e sair com a sensação de alguém que entrou para vencer. Mas para que?

E para finalizar, porque muito poderia ser escrito, o importante aqui é você se analisar e aprender a guardar o coração de quem não faz bem, de pessoas que desejam o mal dos outros, que não se alegram com o seu crescimento, que são cheias de maldade e destilam rebeldia. Não deixe que situações, pessoas, emoções, pensamentos, ações que não são bons, façam morada no seu coração.

Aproxime-se de pessoas com os mesmos valores e objetivos que você, busque nelas o que você pode aprender. Guardar o coração pode mudar tudo ao seu redor, dar uma nova direção para a sua vida e ser, realmente, saúde para a sua emoção.

Vamos aprender a guardar o coração?!


Francieme Costa

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page