top of page

Passado, Presente e Futuro


Onde você está? Em qual parte você está ligado e o que precisa ser deixado de lado? Vamos nos analisar para então avançar!


Passado


Então, o passado devia ser assim: No meio da nossa história, guardado com carinho pelas recordações boas que deixou. Só que na maioria das vezes não é assim. O passado continua vivo no presente e nos atormentando, como se dissesse o tempo todo que não temos um futuro de esperança. Mas por que tem que ser assim? Quem disse que não podemos mudar? Afinal, chega um momento na vida que temos que fazer reflexões. Particularmente, eu tenho pensando muito sobre vários fatos e acontecimentos que me marcaram, afinal, entramos em uma nova década.

Inúmeros acontecimentos ficaram para trás... Alguns não muito bons, outros bem ruins, mas também muita coisa boa e extraordinária já me aconteceu. E sei que com você também não é diferente. Porém, se não estivermos atentos, somos tendenciosos a esquecer as coisas boas e focar mais nas coisas ruins. Esquecemos que o que passou, passou, nunca mais volta e que só devemos levar com a gente o que nos faz bem. Temos a capacidade extraordinária de gravar o passado, recordar, reviver, falar, mas também temos a capacidade de não deixar que o que vivemos antes interfira em como somos hoje e como vamos viver o amanhã. Que a cada mês, e não apenas quando estiver perto do ano acabar e da próxima década se encerrar, a gente possa deixar o passado no lugar onde ele tem que ficar. E que tudo o que nos marcou negativamente seja ressignificado e as coisas boas fiquem sempre vivas, nos permitindo fazer uma viagem agradável no tempo, nos estimulando a viver de forma a conquistar mais. Que o Passado em nós sirva para:


✅ Gerar aprendizado;

✅ Ser lembrado com amor;

✅ Ser esquecido se causou dor. E diante de qualquer situação, e por mais difícil que pareça ser, é mais fácil deixar o passado pra trás e seguir em frente com leveza e paz.



Presente


Todos os dias recebemos de presente um novo dia. Sim! Que presente é receber o dia de hoje! Que presente é estar vivo. Que presente é saber que quando acordamos, literalmente, recebemos de Deus um presente. Que presente é saber que este momento, o agora, é tão precioso que chamamos de presente. Agora:


• Quantas vezes vivemos o presente sem usufruir o seu melhor?

• Quantas vezes o presente esteve presente sem que a gente estivesse presente? Hoje é um presente! Então, que possamos abrir os braços com gratidão para viver este dia e nos alegrar com a bondade de Deus, pois Ele, mesmo quando não recebemos o presente, não deixou de trazê-lo até nós. Se você está aqui, lendo este post, agora, é porque recebeu de Deus o presente de estar vivo neste dia, neste momento. Portanto:


✅ Viva o presente!

✅ Celebre o presente!

✅ Esteja presente no presente! Em uma fração de segundo, o presente vira passado e o que fica é o que você viveu de verdade no presente e que agora está guardado, como se fosse embrulhado. Pense nisso e tenha uma vida mais presente no presente, seja nessas horas que restam para encerrar o dia ou no mês que você recebeu de presente. Escolha, em cada momento ser presente e se dar esse presente. É um treino até virar hábito. É um presente que só você pode dar de presente para você.



Futuro


O futuro sempre chega pra quem sonha e se planeja para recebê-lo. A construção do nosso futuro está 100% ligada ao que aprendemos com o nosso passado e ao que vivemos no nosso presente. E mesmo sem saber a cada dia estamos nos preparando para o futuro! E o que recebemos no hoje deveria ser para que pudéssemos levar com a gente para o amanhã as boas e agradáveis lembranças do que passou e a certeza de que tudo que vivemos no presente nos formou para sermos quem somos hoje e quem vamos ser no futuro. Que possamos receber sempre o futuro na certeza de que ele chegará com todas as suas boas surpresas, trazendo a realização dos sonhos que guardamos no coração. Que possamos nos alegrar com o futuro que Deus tem para nós e que a gente matenha a gratidão no coração, porque os planos dEle sempre são infinitamente superiores aos nossos, assim como Ele mesmo declara: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Eterno, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro de esperança.” (Jeremias 29:11)



Francieme Costa

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page