Escolha hoje somente o suficiente


Como seria a sua vida se ao sair de casa você realmente só levasse o suficiente para o dia? Lembrando que o suficiente faz você não ter falta de nada. Fazendo uma análise rápida, pense em tudo que você tem carrega ao sair de casa? Provavelmente você vai descobrir que quase sempre carrega coisas a mais que o suficiente. É assim com quase todo mundo. É comum, na hora de sair, lembrar do que poderia precisar e enfiar na bolsa... Às vezes, você já saiu de casa e volta para pegar algo a mais. Não é? E a verdade é que carregar com a gente mais que o suficiente torna a jornada pesada demais. Levar bagagem a mais nos deixa exaustos. Um exemplo: Em uma caminhada, sua performance é melhor se você estiver com roupas leves e um tênis apropriado, ou se estiver com roupas inadequadas e com peso nas costas? Claro que você sabe o que é melhor, em se tratando de uma questão de bem-estar físico. Mas e quando se trata do seu bem-estar emocional? A verdade é que carregamos muito peso emocional desnecessário. Levamos na bagagem o que deveria ter ficado no passado. Esquecemos que o passado não volta e que dele deve permanecer apenas as boas lembranças – para serem guardadas na memória, e o aprendizado – lição dos erros para não voltar a cometê-los. Apenas isso e nada mais. Sabemos dessa verdade, racionalmente falando, mas emocionalmente não é assim... Amargamos a dor da lembrança e sofremos com ressentimentos (re – andar para trás, sentimentos – voltar a sentir – deixar que fique na alma o que só nos fez mal). Vamos combinar algo para hoje?

Escolha hoje somente o suficiente. E o suficiente é:


✅ Levar menos carga para ter mais forças na jornada;

✅ Selecionar o bastante para ir adiante;

✅ Oportunizar carregar coisas novas na bagagem;

✅ Seguir com o que satisfaz para ir longe demais;


Comece a organizar o que você vai carregar, seja no físico ou emocional. Talvez você se surpreenda com a quantidade de entulhos guardados. E depois, escolha seguir somente com o suficiente, com aquilo que vai fazer você caminhar para frente.


E aqui fica um exercício para você:


- Durante os próximos 7 dias, todas as vezes que você for se arrumar, observe o que vai carregar. Ah, e seja criterioso na seleção de só levar com você o que for favorecer.


Francieme Costa

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo