top of page

Escolha hoje somente o suficiente


Como seria a sua vida se ao sair de casa você realmente só levasse o suficiente para aquele dia? Lembrando que o suficiente faz você não ter falta de nada.


Fazendo uma análise rápida, pense em tudo que levou com você ao sair de casa hoje?


Provavelmente descobriu que quase sempre carrega coisas a mais que o suficiente. É assim com quase todo mundo.


É comum, na hora de sair, lembrar do que poderia precisar e enfiar na bolsa... Às vezes, você já saiu de casa e volta para pegar algo a mais. Não é? E a verdade é que carregar com a gente mais que o suficiente torna a jornada pesada demais. Levar bagagem a mais nos deixa exaustos.


Um exemplo simples é quando você vai fazer uma caminhada. Sua performance é sempre melhor se você estiver com roupas leves e um tênis apropriado. Sua performance será prejudicada se você estiver com roupas inadequadas e com peso nas costas.


Claro que você sabe disso, em se tratando de uma questão de bem-estar físico. Mas e quando se trata do seu bem-estar emocional?


Carregamos muito peso emocional desnecessário. Levamos na bagagem o que deveria ter ficado no passado. Esquecemos que o passado não volta e que dele deve permanecer apenas:


- As boas lembranças – Para serem guardadas na memória e nos fazerem sorrir ao relembrar os momentos felizes que vivemos.


- O aprendizado – Para sabermos que cada um dos nossos erros nos ensinaram uma lição e, assim, não voltarmos a cometê-los.


Você sabe de quase tudo isso que está lendo aqui, racionalmente falando, mas emocionalmente não é assim...


Quantas pessoas amargam a dor da lembrança e sofrem com ressentimentos. Ressentimento é, literalmente dar uma ré e sentir tudo outra vez.



Ressentimento


Re – andar para trás, voltar.


Sentir – deixar que fique na alma o que só faz mal.


Escolha hoje somente o suficiente é:


✅ Levar menos carga para ter mais forças na jornada;

✅ Selecionar o bastante para ir adiante;

✅ Oportunizar carregar coisas novas na bagagem;

✅ Seguir com o que satisfaz para ir longe demais;


Comece a organizar o que você vai carregar, seja no físico ou emocional. Talvez você se surpreenda com a quantidade de entulhos guardados. E depois, escolha seguir somente com o suficiente, com aquilo que vai fazer você caminhar para frente.



Exercício


Durante os próximos 7 dias, todas as vezes que você for se arrumar, observe o que vai carregar. Seja criterioso na seleção de só levar com você o que for favorecer.

Escolha levar com o você o que realmente é suficiente para suprir o seu dia. O mais vai acontecer.



Francieme Costa

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page