Escolha guardar o coração



“Acima de tudo, guarda teu coração do que é proibido, pois dele emana a escolha para a direção a seguir na vida.” (Provérbios 4:23)


O texto de Provérbios nos convida a uma reflexão que pode mudar totalmente a nossa forma de ver a vida. A orientação de Salomão, o homem considerado o mais sábio do mundo, é para que, acima de tudo, cada um guarde o coração do que é proibido. Bem, em relação ao que é proibido, há controvérsias e divergências de opiniões. O que é proibido para um, não é para outro, e assim por diante...


A questão aqui não consiste em debater sobre o que é proibido, mas em guardar o coração de tudo o que possa nos fazer mal. E isso tem uma razão muito óbvia, ao mesmo tempo que importante: Do coração – que é a nossa alma – psique, de onde procede nossos sentimentos, desejos, vontades, emoções... a Bíblia diz que emana a escolha para a direção a seguir na vida.


Sério demais. Um dos significados palavra emana é espalhar em pequenas partes, o que significa que cada vez que temos contato com o que é proibido, que nos faz mal, o nosso coração vai espalhando, em pequenas partes, uma escolha errada. Vamos, aos poucos, e talvez sem perceber, nos desprendendo do que é certo.


Se não corrigirmos nossos caminhos, pode chegar um momento no qual deixamos de viver pelo que cremos para seguir a manada. O certo vai se dissipando e dando lugar ao errado. O início de como tudo começou pode não ser percebido e quando você menos esperar seu coração estará desprotegido.


Cuidado! Como sempre escrevo, não precisa ser religioso, basta ser inteligente para se apegar à sabedoria bíblica e perceber que ela pode nos ajudar a fazer as escolhas corretas e a resolver inúmeros desafios da vida, incluindo os de origem emocional e profissional. Já pensou como o mercado de trabalho seria menos competitivo e mais próspero se a Bíblia fosse lida pelos homens de negócios, por exemplo?!


E você, o quanto está disposto a aprender a guardar o seu coração e a fazer a escolha certa para seguir na vida?


Francieme Costa

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo